sábado, 23 de fevereiro de 2013

Como identificar que uma pessoa está sofrendo um AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um distúrbio de irrigação sanguínea do cérebro. É a terceira maior causa de morte nos Estados Unidos e no Reino Unido, e a causa de 10% de todas as mortes do mundiais. 

Uma pessoa pode estar passando por um AVC sem ao menos perceber. A vítima pode sofrer danos cerebrais sérios sem que as pessoas em voltam percebam os sintomas. Isso porque pouco se é divulgado a respeito do quadro clínico agudo de uma pessoa com AVC.
É importante reconhecer um AVC e seus sintomas, especialmente se você tem contato direto com pessoas que fazem parte do grupo de risco desse distúrbio (esse assunto será abordado com mais detalhes em outra postagem). Há tratamento disponível para minimizar os danos do AVC e, em alguns casos, é capaz de suprimir por completo essas sequelas. Contudo, o paciente deve chegar ao hospital o mais rápido possível, pois o tratamento só é efetivo se realizado com no máximo três horas após o início dos sintomas.

Dessa forma, é muito importante que todos saibam identificar os primeiros sintomas de um AVC agudo.

  • Dormência ou fraqueza súbita na face, braço ou perna, especialmente se atingir apenas um dos lados do corpo;
  • Confusão súbita, problemas de fala ou de compreensão;
  • Dificuldade de enxergar com um ou ambos os olhos;
  • Problemas súbitos de locomoção, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação motora;
  • Dor de cabeça súbita ou severa, sem causa aparente.
Para tanto, é possível fazer um teste simples, que compreende três comandos básicos:
  1. Sorria! - Caso o sorriso da pessoa apresentar algum desvio, desconfie de um possível AVC.
  2. Levante ambos os braços! - Uma pessoa que está sofrendo um AVC não conseguirá levantar ou não conseguirá manter levantado um dos braços;
  3. Pronuncie um frase simples! - Um dos sintomas do AVC é a confusão e/ou o distúrbio na fala. Caso a pessoa não consiga formar um frase coerente ou a pronuncia esteja embolada, possivelmente ela estará sofrendo um AVC.
Qualquer desses sintomas podem ser causados por outras condições, como por exemplo a labirintite, o uso de fármacos ou uma patologia primária. Contudo, no caso do AVC, esses sintomas irão aparecer de maneira súbita e sem precedentes. 

Vale ressaltar que qualquer pessoa pode sofrer um AVC, independente da idade, sexo, raça, classe social, forma física... Portanto, se um deses sintomas for identificado é necessário agir com rapidez e procurar tratamento médico emergencial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário