Sendo assim, esta unidade acaba por se tornar um ambiente com poucas interações inter-pessoais, se tornando um ambiente de trabalho mecânico e desagradável. Os pacientes são considerados leitos e os profissionais da saúde que trabalham no local acabam perdendo um pouco da sensibilidade.
O conceito de humanização pode ser traduzido como uma busca incessante do conforto físico, psíquico e espiritual do paciente, família e equipe multidisciplinar.
Humanizar a UTI significa cuidar dos pacientes como um todo, englobando o contexto familiar e social. É um conjunto de medidas que engloba:
- Ambiente físico;
- Cuidado com os paciente e familiares;
- Relação entre as equipes de saúde;
Estas intervenções visam, sobretudo, tornar efetiva a assistência ao indivíduo criticamente doente, considerando-o como um todo bio-psíquico-sócio-espiritual.
1 Família
Neste momento a equipe deve oferecer à família apoio, explicando e descrevendo o aspecto do paciente, sua real situação de saúde e os equipamentos que foram instalados para monitorização e ventilação.
Antes que o membro da família chegue à beira do leito, a equipe deve prepará-lo para a difícil experiencia de encontrar um familiar ligado à inúmeros aparelhos. Para muitos desses familiares, isso significa morte iminente e raramente eles conseguem se conformar com a situação.
2 Equipe
Os profissionais da saúde que trabalham na UTI são confrontados diariamente com questões relativas à morte, o que pode gerar grande estresse emocional.
Além da morte, os profissionais também passam por outras situações que demandam muito estresse físico e emocional. São exemplo delas:
- Lidar com a intimidade emocional e corporal do paciente;
- Limitações técnicas, pessoais e materiais para a realização de seu trabalho;
- Alto grau de cobrança e expectativas, tanto pessoais quanto de terceiros;
- Solicitações intermitentes de decisões rápidas e precisas;
- Desumana tarefa de selecionar quem tem prioridade no tratamento, principalmente devido à falta de recursos;
- Jornadas prolongadas e de ritmo acelerado;
- Mudanças repentinas no estado clínico do paciente.
Estas mudanças geram inquietude na equipe como um todo e os faz avaliar as capacidades pessoais de conviver no ambiente da UTI.
É importante que a equipe esteja atenta e colabore para o trabalho interativo, contribuindo para o saber educacional, facilitando sempre o processo comunicacional.
3 Paciente
A pessoa internada na UTI é, na maioria das vezes, dependente e sente-se impotente com a falta de autonomia e controle de si mesmo. Além, é claro, da sensação de isolamento, a doença grave e o medo de morrer. A ausência de atenção pode ter realmente efeitos prejudiciais sobre à saúde e a recuperação.
Pequenas atitudes dos profissionais podem indicar o processo de humanização e resgatar a dignidade do ser humano, muitas vezes abalada pela situação de internação:
- Chamar o paciente pelo nome;
- Utilizar tom de voz calmo e em volume normal;
- Olhar para o rosto do paciente e estabelecer contato cortês e respeitoso;
- Dirigir-lhe a palavra sempre que se aproximar do leito ou for realizar algum procedimento;
- Examinar o paciente de maneira atenciosa;
- Utilizar-se do toque cuidadoso.
A equipe deve avaliar o comportamento e a adaptação do paciente e apoiá-lo:
- Ameaça de desamparo;
- Perda de controle emocional;
- Sensação de perda de função;
- Perda de auto-estima;
- Sensação de isolamento;
- Medo de morte.
A equipe deve permitir o paciente a realizar pequenas escolhas para aumentar a sensação de controle do paciente sobre si:
- Utilizar orientação antecipada sobre qualquer técnica que for ser realizada;
- Fornecer informações e explicações sobre o quadro clínico do paciente;
- Incluir o paciente em decisões simples.
A equipe deve ajudar o paciente a ter um papel ativo, positivo e não um papel passivo de vítima.
ótimas caracteristicas apresentadas neste artigo sobre a questão da humanização!! artigo bem construtivo e nos faz refletir que pequenos atos podem fazer com que o paciente se sinta mais humano, e seja tratado como pessoa e não uma doença.
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