terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Exercícios aeróbicos e os benefícios cardiovasculares


O tratamento fisioterapêutico, principalmente através do exercício aeróbio, promove alterações anatômicas e funcionais no sistema cardiovascular.
Estudos têm demonstrado a melhora tanto da performance quanto da geometria cardíaca de indivíduos submetidos ao treinamento físico, caracterizado principalmente por exercícios aeróbicos. Esta melhora foi observada em indivíduos saudáveis submetidos a uma situação de sedentarismo importante e indivíduos acometidos por insuficiência cardíaca que já apresentavam alterações geométricas no coração.
O treinamento físico promove melhora na velocidade de relaxamento da musculatura cardíaca, através do aumento da síntese da proteína transportadora de Cálcio (SERCA-2), do aumento da concentração de Cálcio e da sensibilidade ao Cálcio pelos cardiomiócitos.
Programas de fisioterapia cardiovascular apresentam como principal objetivo a melhora da função cardíaca, vascular, respiratória e músculoesquelética. Esta gama de objetivos torna os programas de fisioterapia cardiovascular aplicáveis a diferentes doenças que apresentam diferentes comprometimentos.

2.1 Alterações cárdio-morfométricas em indivíduos que não apresentam alterações cardíacas
  • O aumento das câmaras cardíacas,
  • Aumento da espessura do septo interventricular e da parede posterior não superior a 13 mm,
  • Aumento da fração de ejeção
  • Melhora ou manutenção da função diastólica ventricular

Curiosidades científicas
  • Os estudos que a abordaram o impacto dos programas de exercício físico sobre a morfometria e função cardíaca avaliados através do ecocardiograma em pacientes pós-AVE são escassos. Entretanto, a eficiência destes programas em animais e outras populações já está bem documentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário