terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Fisioterapia e o rejuvenescimento facial


O envelhecimento é um processo natural dos seres vivos, o qual acarreta diversas alterações morfofuncionais. Dentre essas alterações, podemos observar as alterações na pele, tais como o aparecimento de rugas, flacidez da pele, principalmente da face.


1.1 Escala de Goglau
  • Tipo I – sem rugas: Pacientes jovens, normalmente na segunda ou terceira década de vida, apresentam apenas os primeiros sinais de fotoenvelhecimento, normalmente como uma mudança na uniformidade de cor, mas, geralmente, não apresentam sinais de rugas, mesmo ao falar ou com determinadas expressões faciais.
  • Tipo II – rugas apenas em movimentos: as rugas começam a aparecer, primeiramente, apenas quando o rosto está em movimento, usualmente como linhas de expressão, paralelas aos lábios, cantos da boca e outras pequenas áreas. Esses pacientes, frequentemente, utilizam maquiagem para diminuir a irregularidade na cor e eles estão normalmente nos seus trinta ou quarenta anos de idade. Quando está imóvel, o rosto não apresenta linhas.
  • Tipo III – rugas em repouso: Aproximadamente na quinta década de vida, as rugas aparecem quando o rosto está em repouso. Linhas horizontais se tornam visíveis, paralelamente ao canto da boca, abaixo dos olhos e em outros lugares. A maquiagem é aplicada, mas tende a acentuar as linhas.
  • Tipo IV – somente rugas: Com a continuidade do fotoenvelhecimento, as rugas gradualmente se expandem, cobrindo a maioria da pele facial, normalmente próximo da sexta ou sétima década de vida, ou mais cedo nos casos mais severos. Alguns desses pacientes já tiveram um ou mais tumores de pele. Maquiagem é completamente impraticável, pois o produto apresenta aspecto quebradiço sobre uma superfície muito instável. Esses pacientes não apresentam nenhuma região sem rugas no rosto.

1.2 Escala de Lapiere e Pierrard
  • Grau I – rugas de expressão: sem alterações dermoepidérmicas.
  • Grau II – rugas finas ou com ondulações: adelgamento dermoepidérmico.
  • Grau III – rugas gravitacionais: modificação da estrutura dermoepidérmica e muscular.

1.3 Classificação de Tsuji e Cols
  • Rugas profundas: não sofrem alterações quando a pele é esticada. São decorrentes da ação solar e são encontradas principalmente em áreas expostas às radiações solares. Predominância de fibras elásticas grossas e tortuosas com presença de elastose na derme, sendo que as alterações são restritas às áreas das rugas.
  • Rugas superficiais: sofrem alteração quando a pele é esticada. São decorrentes do envelhecimento cronológico cutâneo e são encontradas nas regiões não expostas às radiações solares. Há diminuição ou perda das fibras elásticas na derme, sendo que não existe alterações visíveis entre a área das rugas e sua vizinhança.

A fisioterapia dermato-funcional utiliza técnicas, como galvanopuntura, iontoforese, microcorrentes, correntes excitomotoras, laser e ginástica facial, associadas aos cosméticos funcionais com o objetivo de prevenir o envelhecimento facial e tratar as rugas já existentes.

Um comentário: